Requisitos para Solicitação da Defesa
O(a) discente deve cumprir cumulativamente os seguintes requisitos antes de solicitar a defesa:
-
Entrega da Declaração de Ética:
- O(a) aluno(a) deve preencher e enviar a Declaração de Ética no sistema SIGA/DAC;
- A declaração deve ser validada pelo(a) orientador(a) e pela Secretaria;
- Importante: Sem essa validação, não será possível inserir a Defesa no sistema.
- Acesse o tutorial aqui.
-
Aprovação no Exame de Qualificação.
-
Cumprimento de todos os créditos necessários para o curso, conforme as regras do catálogo de ingresso.
-
Dissertação/tese pronta para a defesa (Normas sobre o formato das dissertações e teses)
-
Cumprimento do requisito de produção científica:
- Para ingressantes entre o 1º semestre de 2017 e o 2º semestre de 2020:
- Aplicam-se as regras da Resolução 02/2016, que estabelece os pré-requisitos para a defesa de dissertação e tese.
- Para ingressantes a partir do 1º semestre de 2021:
- Aplicam-se as regras contidas no Catálogo de Ingresso correspondente.
- Para ingressantes entre o 1º semestre de 2017 e o 2º semestre de 2020:
-
Entrega do Relatório de Originalidade, conforme Instrução Interna CPG/FT nº 09/2021.
Procedimentos para Solicitação de Defesa
Para solicitar a defesa, o(a) discente deve seguir os passos abaixo:
Solicitação da banca por e-mail
- O(a) aluno(a) deve preencher o Formulário Mestrado ou Formulário Doutorado e enviá-lo para posgrad@ft.unicamp.br, com cópia para o(a) orientador(a).
- Caso algum membro da banca não tenha cadastro no SIGA, é necessário anexar o Termo de consentimento no tratamento de Dados junto ao formulário.
- A solicitação da defesa deve ser feita via SIGA, com pelo menos 30 dias de antecedência da data escolhida.
- Para verificar se o membro da banca possui cadastro no SIGA, inicie o preenchimento da solicitação de defesa no sistema.
- Se o docente/pesquisador não estiver cadastrado, o(a) aluno(a) e o(a) orientador(a) devem solicitar os dados pessoais do membro e preencher a 2ª folha do formulário.
Documentos a serem entregues por e-mail:
Formulário de solicitação da banca, juntamente com um comprovante da submissão ou publicação de artigo. O artigo deve ter sido submetido a um periódico indexado, com o(a) aluno(a) e o(a) orientador(a) entre os autores.
Regras aplicáveis:
- Ingressantes entre 1º semestre de 2017 e 2º semestre de 2020: devem seguir a Resolução CPG 02/2016.
- Ingressantes a partir do 1º semestre de 2021: devem seguir as regras do Catálogo de Ingresso correspondente.
Agendamento via SIGA
O(a) aluno(a) deve acessar o SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica e preencher as informações necessárias.
Certifique-se de que a linha de pesquisa selecionada esteja de acordo com a dissertação/tese.
As linhas de pesquisa do PPGT estão disponíveis neste link.
IMPORTANTE: As dissertações e teses possuem um modelo a ser seguido, porém também há um modelo alternativo. Além disso, é possível redigir os textos em língua estrangeira. Os casos onde o (a) aluno (a) e o (a) orientador (a) decidam utilizar o modelo alternativo e/ou seja redigido em outra língua, é necessário apreciação e aprovação da Comissão de Pós-graduação. Portanto, atente-se aos prazos e aos procedimentos.
Composição das Bancas Examinadoras
Mestrado
A Comissão Examinadora deve ser composta por 3 membros titulares, podendo seguir uma das seguintes configurações:
- Opção 1: Orientador(a), um membro interno e um membro externo.
- Opção 2: Orientador(a) e dois membros externos.
Além dos membros titulares, a comissão deve incluir no mínimo 2 membros suplentes, sendo pelo menos um externo ao Programa e à Unidade.
Doutorado
A Comissão Examinadora deve ser composta por 5 membros titulares, podendo seguir uma das seguintes configurações:
- Opção 1: Orientador(a), dois membros internos e dois membros externos.
- Opção 2: Orientador(a), um membro interno e três membros externos.
- Opção 3: Orientador(a) e quatro membros externos.
Além dos membros titulares, a comissão deve incluir no mínimo 3 membros suplentes, sendo pelo menos dois externos ao Programa e à Unicamp.
A composição das Comissões Examinadoras deve seguir as diretrizes estabelecidas pela Instrução Normativa PRPG nº 01/2021 e a Instrução Interna FT/CPG Nº 01/2024
DEFESAS DE DISSERTAÇÕES E TESES QUE ENVOLVEM CONHECIMENTO PASSÍVEL DE SER PROTEGIDO POR DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL
O reitor assinou dia 31 de agosto de 2020, a Resolução GR 90-2020, que dispõe sobre as defesas de dissertações e teses que envolvem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual.
Em resumo: quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, o orientador e o candidato deverão solicitar a defesa em sessão fechada.
Para isso devem ser adotados os seguintes procedimentos:
- O orientador e o candidato informam a secretaria do PPGT, pelo e-mail: posgrad@ft.unicamp.br, sobre a necessidade de defesa em sessão fechada;
- A data da defesa deverá ser divulgada com antecedência para que haja tempo hábil para formalização de termo de confidencialidade a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados;
- A Inova Unicamp pode apoiar o candidato com a assinatura dos termos de confidencialidade, mediante solicitação por email: patentes@inova.unicamp.br
- O termo de confidencialidade poderá ser assinado digitalmente;
- O link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de confidencialidade;
- A gravação da sessão de defesa deverá ficar sob sigilo por um ano e a publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa.
Orientações sobre as sessões presenciais de defesa de dissertação e tese no âmbito do PPGT
De acordo com a Instrução Normativa PRPG nº 01/2022, com as orientações fornecidas pela Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG), e pelo Comitê COVID Local da FT, o PPGT estabelece algumas orientações para defesas presenciais a partir de 01 de maio de 2022.
Mais informações na acessa a Instrução Interna FT/COORD. PG nº 01/2022.
Informações adicionais
- Regulamento do Programa de Pós-graduação em Tecnologia
- Regimento geral dos cursos de pós-graduação da UNICAMP
- INFORMAÇÃO CCPG/003/2015 - Trata da impessoalidade com relação à atividade de orientação e composição de comissão examinadora
- INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 01/2021 - ORIENTAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE COMISSÕES EXAMINADORAS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÕES E TESES, DE ACORDO COM A DEL. CONSU A-10/2015
Informações defesas no período de pandemia