pt-br

Formas de Ingressar

Sou aluno de graduação, posso cursar disciplinas na pós-graduação?

Sim. Para isso, é preciso participar do PIF (Programa de Formação Integrada) e ter um orientador.

Os alunos interessados em ingressar no Programa Integrado de Formação PIF na Faculdade de Tecnologia deverão atender ao disposto nos artigos do Título IV da Instrução Interna CPG/FT Nº 02/2021: Diretrizes para Orientação e Admissão de Alunos.

 Modelo de solicitação PIF.

Mais informações sobre o PIF podem ser consultadas na Página da DAC.

Após aprovação da CPG, o aluno deverá se atentar aos prazos de inscrição para estudantes especiais e fará a sua inscrição como PIF na página da DAC sobre estudantes especiais. 

 

O que é estudante especial? E como ingressar como aluno especial?

Estudante Especial é aquele que, não estando regularmente matriculado em um curso de Pós-Graduação da Unicamp, recebe autorização da Coordenadoria de Pós-Graduação em Tecnologia para cursar disciplinas isoladas em um determinado período letivo.

Para se candidatar a disciplinas da Pós-Graduação é necessário que o candidato tenha concluído um curso superior, reconhecido no país, com exceção do aluno participante do Programa Integrado de Formação (PIF). 

No Programa de Pós-graduação em Tecnologia (PPGT) não há pré-inscrição para estudantes especiais, devendo o interessado seguir o calendário da Diretoria Acadêmica (DAC), para fins de inscrição. 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA). As inscrições incompletas e fora do prazo serão indeferidas.

A seleção dos candidatos com inscrição completa será feita pelo professor responsável pela disciplina. Após essa seleção, a Coordenadoria de Pós-graduação ratificará a decisão do professor responsável e a homologará. 

Caso a inscrição seja deferida, o aluno receberá um e-mail automático para consulta.

 

Qual a diferença entre alunos especiais e regulares?

Estudante Especial é aquele que, não estando regularmente matriculado em um curso de Pós-Graduação da Unicamp, recebe autorização da Coordenadoria de Pós-graduação em Tecnologia para cursar disciplinas isoladas em um determinado período letivo. 

Não há pré-inscrição para matrícula como estudante especial nas disciplinas de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia.

Mais informações sobre aluno especial:

https://www.ft.unicamp.br/pt-br/posgraduacao/comoingressar/alunoespecial

 

O ingresso como aluno regular nos programas de pós-graduação da FT pode ocorrer semestralmente ou anualmente. Para informações adicionais consulte os editais do processo seletivo. Leia atentamente o Edital antes de efetuar sua inscrição. 

Mais informações sobre aluno regular:

https://www.ft.unicamp.br/pt-br/posgraduacao/comoingressar/alunoregular 

 

Existe a possibilidade de ingressar como Doutorado Direto?

Sim, é possível.

Deve-se observar o Parágrafo único do Artigo 9º, Instrução Interna CPG/FT Nº 02/2021: Diretrizes para Orientação e Admissão de Alunos:

“Para o ingresso no Doutorado direto, deve-se observar o seguinte procedimento: 

I. O candidato para o Doutorado direto deve entregar a solicitação à CPG contendo justificativa, histórico escolar, link para o curriculum lattes e projeto que pretende desenvolver. 

II. O orientador deve encaminhar à CPG justificativa do Doutorado direto do candidato. 

III. Os documentos devem ser entregues durante o período de inscrição do processo seletivo.

IV. A Coordenação designará uma comissão, formada por três doutores, que emitirá um parecer sobre a solicitação do candidato. Este parecer será analisado pela CPG para deliberação.”

https://www.ft.unicamp.br/sites/default/files/Instru%C3%A7%C3%A3o%20Inte....

 

Observações:

  • Os alunos estrangeiros podem fazer inscrição como Aluno Especial ou Regular da Pós-Graduação da FT. Para isso, devem observar as instruções específicas da Diretoria Acadêmica Central (DAC) de como ingressar na UNICAMP.
  • a critério da Comissão de Pós-graduação da FT, o aluno de Graduação da FT-UNICAMP poderá se inscrever como aluno especial, em disciplinas de Pós-Graduação, antes da conclusão de seu curso, no Programa Integrado de Formação (PIF). Alunos do último ano de graduação de outras Unidades que queiram se inscrever como aluno especial da pós-graduação só serão aceitos se forem apresentados por um orientador do Programa. Além disso, é obrigatório a apresentação de um projeto que seja alinhado com a linha de pesquisa desse orientador (Veja aqui as normas do programa PIF).