Defesa de Mestrado: Miguel Angelo Mena Póvoa

Título: Visualização de múltiplas curvas de risco de campos e poços como auxílio na seleção de modelos representativos de reservatórios de petróleo.

Comissão Examinadora - Titulares

Prof. Dr. Celmar Guimarães da Silva (Presidente) - FT/Unicamp

Profa. Dra. Maria Beatriz Alves de Sousa Santos - Universidade de Aveiro

Dr. Jorge Luis Poco-Medina - CTI

Suplentes

Prof. Dr. Guilherme Palermo Coelho - FT/Unicamp

Profa. Dra. Aurea Rossy Soriano Vargas - ICMC/USP

Local: Sala de Defesas (Prédio da Pós-graduação) | https://stream.meet.google.com/stream/78d8c0af-a7f2-4197-b006-7358ac832221

Resumo: A simulação computacional de modelos de reservatórios é uma ferramenta indispensável nas metodologias para desenvolvimento e gestão de reservatórios de petróleo. Engenheiros de petróleo criam centenas de modelos para representarem as incertezas de um determinado reservatório de petróleo. No entanto, simular o comportamento de todo esse conjunto de modelos muitas vezes é demorado e, às vezes, inviável para algumas etapas desta metodologia. A seleção de modelos representativos (MRs) é uma estratégia para contornar esta limitação. Um conjunto de MRs, por ser um subconjunto dos modelos inicialmente considerados, pode ser utilizado nas etapas de simulação em substituição ao seu conjunto de origem, visando reduzir o tempo total de processamento computacional na execução de simulações. Apesar de utilizar abordagens automatizadas para seleção de MRs, esta escolha deve ser criteriosamente assistida para assegurar que estes modelos realmente capturem as características relevantes do conjunto principal de modelos, conforme as expectativas técnicas dos analistas de petróleo. Auxiliar nesta escolha inclui fornecer maneiras fáceis de analisar semelhanças entre pares de curvas de risco referentes a cada variável de saída definida na estratégia de exploração dos modelos em análise. O uso de técnicas interativas de visualização para aprimorar o processo de seleção de MRs, em relação às curvas de risco, pode colaborar para que se faça simulações com modelos que efetivamente representem o reservatório sob análise, auxiliando os analistas a obter uma melhor previsão do comportamento do reservatório. Neste contexto, este trabalho procura explorar recursos de visualização interativa de dados que se mostrem úteis para apoiar a análise de dados de probabilidade acumulada de riscos atualmente utilizados para auxiliar engenheiros de petróleo na escolha de MRs em processo de desenvolvimento e gerenciamento de reservatórios de petróleo. A metodologia proposta inclui: (i) a análise de visualizações propostas pela literatura para esse propósito; (ii) o entendimento das necessidades dos analistas da área de petróleo para tomadas de decisão referentes a essas escolhas; e (iii) a proposta, implementação e testes de visualizações que procurem melhorar a análise em questão. Dessa forma, desenvolveu-se um sistema de visualização interativo para apresentar uma visão geral da representatividade e da variabilidade de modelos, usando heatmaps e projeção multidimensional, além de um gráfico para resumir múltiplas curvas de risco. Esse sistema foi avaliado por meio de um teste com usuários, o qual revelou bons indícios da sua utilidade: ajudar analistas de petróleo a efetuarem melhores escolhas de conjuntos de MRs.

Data:
quarta-feira, 21 Fevereiro, 2024 - 14:00