Titulo: CARACTERIZAÇÃO E REUSO DE AREIA DE FUNDIÇÃO RESIDUAL EM CAMADAS DE PAVIMENTO DE BAIXO VOLUME DE TRÁFEGO
Comissão Examinadora - Titulares
Profa. Dra. Vivian Silveira dos Santos Bardini (Presidente) - FT/Unicamp
Profa. Dra. Ana Paula Furlan - USP
Profa. Dra. Sandra Oda - UFRJ
Suplentes
Profa. Dra. Rosa Cristina Cecche Lintz - FT/Unicamp
Prof. Dr. José Leomar Fernandes Junior - USP
Local: LP-04 (Prédio da Informática da FT) | https://stream.meet.google.com/stream/3dc353fd-5ba5-4e76-8a0c-fc9a1b72ac3fv
Resumo: O processo de fundição de metais é uma técnica que consiste em moldar o metal em sua forma líquida, obtida por meio de altas temperaturas, seguido de seu resfriamento em um molde, assumindo assim o formato desejado da peça. Dentre as práticas industriais de fundição, destaca-se a moldagem em areia, utilizando a chamada Areia Verde, um material amplamente empregado na fabricação de peças metálicas moldadas, com significativa demanda na indústria metalúrgica. Esse material passa por um processo de adequação de sua composição, no qual recebe outros componentes para alcançar as propriedades necessárias à modelagem em altos padrões de qualidade. Ao final do ciclo produtivo, mesmo após reaproveitamentos, a areia é descartada em aterros.
Estudos recentes destacam o potencial de reaproveitamento da ADF (Areia Descartada de Fundição) como material para estabilização de solos em pavimentos, reduzindo a exploração de recursos naturais e promovendo alternativas sustentáveis na construção civil.
Nesta pesquisa, avaliou-se a incorporação de ADF em dois tipos de solos da região de Limeira (SP): um argiloso e outro arenoso. Foram realizados ensaios laboratoriais para caracterizar as propriedades físicas e mecânicas das misturas, incluindo granulometria,
limites de Atterberg, compactação, resistência ao cisalhamento, Índice de Suporte Califórnia (ISC) e Módulo de Resiliência (MR).
Os resultados demonstraram que a adição de ADF impactou em diversas propriedades dos solos analisados. Houve redução da plasticidade e expansibilidade, especialmente no solo argiloso, melhorando a trabalhabilidade das misturas. A compactação foi otimizada com aumento da densidade seca máxima e redução da umidade ótima, particularmente em misturas com até 60% de ADF. O ISC e o MR também apresentaram valores superiores, evidenciando maior capacidade de suporte para aplicações em camadas de subleito.
Conclui-se que a ADF é viável para construção de camadas de pavimentos de baixo volume de tráfego, desde que respeitados critérios técnicos e ambientais. Esta pesquisa reforça o potencial sustentável e econômico da reutilização da ADF, contribuindo para a redução de impactos ambientais associados ao descarte industrial.