pt-br

Defesa de Mestrado: Crislandy Kaline Barreiro

Título: DIRETRIZES PARA GERENCIAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDIFICADO: enfoque em documentação e monitoramento de patologias.

Comissão Examinadora - Titulares

Profa. Dra. Eloisa Dezen Kempter (Presidente) - FT/Unicamp

Prof. Dr. Victor José dos Santos Baldan - Faculdade Einstein Limeira

Prof. Dr. Márcio Minto Fabricio - USP

Suplentes

Prof. Dr. Vitor Eduardo Molina Júnior - FT/Unicamp

Profa. Dra. Ana Regina Mizrahy Cuperschmid - FECFAU/Unicamp

Local: Sala de Defesa (Prédio da Pós-graduação da FT) | https://stream.meet.google.com/stream/8bd0ac47-c3d7-454d-9319-ca360a7f149c

Resumo: As atividades de gestão e manutenção de edifícios existentes, sobretudo em patrimônio histórico, são desafios para os gerenciadores. Os levantamentos de dados de edifícios existentes e sua documentação são processos trabalhosos e, muitas vezes, apresentam altos custos agregados. Para que a gestão seja devidamente executada, faz-se necessário ter planejamento. As coletas de dados antigos, nesses tipos de edificação, são comumente prejudicadas, pois tais edifícios possuem seus registros compilados tão somente em documentos físicos, os quais, frequentemente, estão degradados pela ação do tempo. A tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) pode ser utilizada na gestão das informações do edifício e no acompanhamento, considerando que a metodologia permite incorporar dados importantes do ciclo de vida do edifício. O objetivo deste trabalho é criar diretrizes para agregar informação semântica em ferramentas BIM, referentes ao levantamento de dados do edifício, e em sistemas SIG (Sistema de Informação Geográfica) para o registro e acompanhamento de patologias. Neste trabalho, essas diretrizes foram aplicadas ao Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), mais especificamente às ruínas de um presídio construído na ilha, das quais foram coletados dados e patologias durante quatro levantamentos distintos. Os resultados demonstraram que o registro de progressões de anomalias possibilita definir as prioridades de intervenções, reduzindo, com isso, o custo estimado no período, além de prever futuras intervenções. A literatura existente aborda a eficácia da ferramenta e mostra resultados promissores da aplicação do BIM e SIG em edifícios existentes.

Data: 
terça-feira, 27 Fevereiro, 2024 - 14:00