pt-br

Defesa de Mestrado - Camila Rodrigues Moura

Título:  PROPRIEDADES MECÂNICAS RESIDUAIS DE ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO, EXPOSTAS A ALTAS TEMPERATURAS.

Comissão Examinadora - Titulares
Profa. Dra. Gisleiva Cristina dos Santos Ferreira (Presidente) FT/Unicamp
Dr. João Paulo Correia Rodrigues - UFMG
Prof. Dr. José Anchiêta Damasceno Fernandes - UFPI

Suplentes
Profa. Dra.Fernanda Giannotti da Silva Ferreira - UFSCar
Prof. Dr. Valdecir Angelo Quarcioni - IPT

Local  Sala de Defesa (Prédio da Pós-Graduação da FT) |  stream.meet.google.com/stream/0e874832-1f8b-43e2-b7bb-3a0272324e8f

Resumo: 
Na construção civil, há diversos estudos e aplicações relacionadas à reutilização de resíduos sólidos gerados por diversos setores produtivos, em substituição aos materiais convencionais. Em relação ao agregado miúdo, utilizado em materiais cimentícios, destaca-se o uso da areia descartada de fundição (ADF), resíduo oriundo da moldagem e fundição de peças metálicas. Os estudos já realizados, indicam a viabilidade técnica do uso da ADF, em substituição à areia comum (AC), tanto em concretos como argamassas. No caso das argamassas, ainda há muitas dúvidas relacionadas às propriedades mecânicas e ao desempenho, quando aplicadas como revestimento de elementos construtivos de edificações em serviço. Entre os parâmetros relacionados ao desempenho, destaca-se a segurança às condições de incêndio que as edificações compostas por argamassas de revestimento com ADF possam ser expostas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi determinar as propriedades mecânicas residuais de argamassas de revestimento com substituição parcial da AC por ADF. Para isso, foram realizados ensaios de compressão axial e módulo de elasticidade estático (E) e dinâmico (Ed), em corpos de prova cilíndricos (adaptado de RILEM TC, 200-HTC: 2, 2007), de argamassas mistas (cimento Portland + cal), com substituição da AC por ADF nos teores de 30%, 50% e 70%. As argamassas serão expostas às temperaturas de 200°C, 400°C, 600°C e 800°C, conforme taxa de aquecimento e resfriamento descrita na RILEM TC, 200-HTC: 2 (2007). Além disso, as argamassas com ADF foram caracterizadas conforme requisitos da NBR 13281-1 (ABNT, 2023). Com isso, foi possível obter parâmetros relacionados à segurança contra incêndio, necessários aos projetos, monitoramento e recuperação de edificações. Os principais resultados mostram que o Ed foi mais sensível com o acréscimo de ADF, do que as outras propriedades estudadas, entretanto os ensaios destrutivos mostram que a presença de ADF pode melhorar os valores residuais das argamassas submetidas à altas temperaturas. Adicionalmente, com altos valores dos coeficientes de determinação (R²) entre as variáveis estudadas, verificou-se potencial da VPU para determinação de propriedades residuais de argamassas mistas com e sem ADF.

Data: 
segunda-feira, 14 Julho, 2025 - 09:00