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Defesa de Doutorado: João Batista Lamari Palma e Silva

Titulo: Estudo do Desempenho Físico-Mecânico, Elétrico e Piezoresistivo de Compósito Cimentício Autossensível Produzido com Resíduo de Lona de Freio e Fibra de Carbono.

Comissão Examinadora - Titulares

Profa. Dra. Luísa Andréia Gachet (Presidente) - FT/Unicamp

Profa. Dra. Rosa Cristina Cecche Lintz - FT/Unicamp

Prof. Dr. Edson Luiz Ursin - FT/Unicamp

Prof. Dr. Jose Luis Ramirez Bohorquez - Infineon Technologies 

Profa. Dra. Nádia Cazarim da Silva Forti - PUC  

Suplentes

Profa. Dra. Andressa Fernanda Angelin - Universidade Anhanguera 

Prof. Dr. Omar Carvalho Branquinho - FEEC/Unicamp

Prof. Dr. Victor José dos Santos Baldan - EINSTEIN 

Local: Sala de Defesa: https://stream.meet.google.com/stream/368482fc-32f2-4001-8fed-76c510509314

Resumo: Grandes construções como túneis, barragens, pontes e arranha-céus, necessitam de avaliações frequentes para que suas condições de integridade e funcionalidade sejam preservadas. Para isto, existem sistemas de Monitoramento de Integridade Estrutural (MIE), os quais empregam o uso de sensores instalados na estrutura. Porém, tais sensores podem apresentar alto custo e limitações de abrangência das áreas monitoradas, bem como provocar degradação da estrutura onde o mesmo estiver instalado. Uma alternativa ou complemento, ainda em estudo para essas desvantagens, tem sido o desenvolvimento de Compósitos Cimentícios Autossensíveis (CCA’s), os quais são capazes de se automonitorarem sem o emprego de sensores. Muitos destes CCA’s são baseados no feito piezoresistivo, os quais necessitam que materiais eletricamente condutores sejam empregados na produção do concreto ou da argamassa. Ocorre que, estes materiais em muitos casos comprometem as propriedades mecânicas do compósito, ou possuem alto custo. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um CCA na forma de argamassa estrutural mediante incorporação de resíduo de lona de freio e com baixo teor de adição de fibras de carbono. Foram analisadas as propriedades físicomecânicas, elétricas e piezoresistivas do CCA. Com isto, foi possível constatar que o CCA com resíduo de lona de freio apresentou aumento em sua condutividade elétrica, bem como melhor resposta piezoresistiva, na comparação com o traço de referência, sem que houvesse perda significativa da resistência mecânica em substituições de até 40% da areia pelo resíduo. Já a combinação do resíduo de lona de freio com a fibra de carbono, não foi capaz de trazer melhoras na condutividade elétrica, quando comparado ao CCA somente com fibra de carbono. Contudo, em determinadas proporções o resíduo ajudou a atenuar a perda de resistência à compressão provocada pela fibra. Com isto, é possível concluir que o uso do resíduo de lona de freio tem potencial para produção experimental de CCA em escala laboratorial, visando inclusive reduzir o consumo de agregados naturais, o que pode representar uma redução de custos e uma solução ambientalmente amigável. Mais pesquisas são necessárias para verificar de forma integral sua viabilidade e segurança para uso.

 

 

 

Data: 
quinta-feira, 21 Março, 2024 - 12:00