pt-br

Defesa de Doutorado: Henry de Castro Lobo dos Santos

Titulo: AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE, DA SEGURANÇA E PRESERVAÇÃO ESTRUTURAL DA REDE DE DADOS (TI) E DA REDE OPERATIVA (TO)

Comissão Examinadora - Titulares

Prof. Dr. Edson Luiz Ursini (Presidente) - FT/Unicamp

Prof. Dr. Rangel Arthur - FT/Unicamp

Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez - FT/Unicamp

Dr. Loreno Menezes da Silveira - Unicamp

Dra. Kalinka Branco - USP

Suplentes

Prof. Dr. Marcos Sergio Gonçalves - FT/Unicamp

Profa. Dra. Ieda Geriberto Hidalgo - FT/Unicamp

Dr. Flávio Rubens Massaro Junior. - Uniararas

Dr. Rafael Fernando Diorio - IFSP

Local: Sala de Defesa (Prédio da Pós-graduação) https://stream.meet.google.com/stream/ce962a6f-ad5d-4c2f-aadf-d2e23d6ac2a9

 

Resumo: As tecnologias de ambientes industriais ganharam notoriedade por pessoas/grupos mal-intencionados no que tange a ataques cibernéticos, e por meio do progresso das tecnologias após as novas demandas exigidas pelo mercado e/ou por mudanças repentinas, como a Covid-19, as empresas precisaram se adaptar e se transformar tecnologicamente, bem como ajustar suas capacidades dinamicamente. Para proteger o ambiente industrial de ataques cibernéticos, é preciso entender que a segurança da informação no ambiente industrial tem diferentes prioridades com relação à segurança da informação do ambiente corporativo. No entanto, ambas se completam formando a segurança operacional, tendo como principal aspecto a ser melhorado a disponibilidade do ambiente da planta como um todo, entendido de maneira ampla (não apenas do hardware). Este trabalho tem como objetivo o estudo da preservação e adequação da capacidade de TI da planta operacional, aumentando a capacidade de TI em situações não usuais, evitar ataques cibernéticos para preservar a capacidade de TI e manter/otimizar a disponibilidade projetada dos Firewalls da rede. Dessa maneira, a capacidade Operativa da Planta (TI + TO) é mantida e/ou melhorada. O trabalho mostra que a abordagem proposta permite que a infraestrutura seja otimizada e, ainda, por exemplo, verificar se os requisitos de SLA (Service Level Agreement) são ou não cumpridos pela arquitetura apresentada.

 

Data: 
quarta-feira, 20 Março, 2024 - 10:00