pt-br

XIV Workshop da Pós-graduação da FT

Amanhã teremos a realização do XIV Workshop da Pós-graduação da FT.

Aos que acompanharão as palestras online, segue os links de transmissão: 

13:40 - Palestra de Abertura: "Quem pensa por nós? Uma reflexão sobre ser humano em tempos de algoritmos e inteligência artificial" - Híbrida: Presencialmente na PA07 ou pelo link: https://meet.google.com/wbp-nprf-ycx

  • Marcus Lemos

Mestre em Ciências Aeroespaciais, especializado em Gestão Estratégica de Marketing, bacharel em Relações Públicas e em Publicidade & Propaganda e analista de Marketing e Comunicação Empresarial global para serviços da Aviação Executiva na Embraer.


16:30 - Mesa-redonda: "Hábitos sustentáveis? O papel da ciência nas soluções para desafios globais e locais pós-pandemia" - Presencialmente na PA07

  • Prof. Dr. André Leon Sampaio Gradvohl

Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000), Doutor em Engenharia Elétrica - na área Telecomunicações e Telemática - pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Especialista em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (2010). Também realizou o pós-doutorado em Sistemas Distribuídos no Laboratoire dInformatique de Paris 6 (LIP6), Université Pierre et Marie Curie (Paris VI) (2014). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação de Alto Desempenho. Pertence ao grupo de pesquisas High Performance Intelligent Decision Systems.

  • Dra. Fabiane Karen Godoy

Atua como pesquisadora, consultora e professora nas áreas de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, com mais de 9 anos de experiência em ensino técnico e superior nas modalidades presencial, híbrido e EaD. Doutora em Tecnologia Ambiental pela UNICAMP, Mestre em Agricultura em Ambiente pela UFSCAR, Engenharia de Especialista em Segurança do Trabalho pela FEAP, Especialista em Higiene Ocupacional da UNICAMP e graduada em Engenheira Ambiental pela UNESP.

  • Profa. Dra. Gisela de Aragão Umbuzeiro

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestrado (1985) e doutorado (1990) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas e livre docência em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (2011). Realizou pós-doutorado no National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS) e na Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental. Membro do corpo editorial da Environmental Molecular Mutagenesis. É membro do INTERNATIONAL INITIATIVE ON WATER QUALITY - IIWQ Experts Advisory Group da UNESCO-IHP. Tem experiência na área de Toxicologia Ambiental. Professora colaboradora (adjunct professor) do Wilson College of Textiles, North Carolina State University (NCSU). Foi considerada uma das mulheres pioneiras na toxicologia brasileira.

  • Prof. Dr. Rafael Costa Freiria

Graduado em direito pela UFPR (1995-1999); Especialista em direito público (2001); Mestre em direitos difusos e coletivos pela UNESP (2002/2005); Doutor em saneamento e meio ambiente pela UNICAMP (2006/2010); Pós-Doutorado em direito ambiental e sustentabilidade na Universidade de Alicante, Espanha (2013). Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Ambientais (LAPPA/FT/Unicamp). Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa "Direito e Políticas Públicas Ambientais" do CNPq.

  • Prof. Dr. Sandro Tonso

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia (ex-CESET) da Universidade Estadual de Campinas, atuando em pesquisa, ensino e extensão na área da Educação Ambiental, Ambientalização no Ensino Superior, Trabalhos Comunitários, Coletivos Educadores, Formação de Educadores Ambientais em parceria com variadas instituições governamentais, não-governamentais e comunidades da sociedade em geral.


19:00 - Palestra 2 - "Uso de Resíduos de Fundição como Material de Construção" https://meet.google.com/vnt-iqyz-vmv

  • Profa. Dra. Gisleiva Cristina dos Santos Ferreira

Coordenadora do Grupo de Pesquisa MATS - Materiais e Tecnologias Sustentáveis., possui pós-doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal, com ênfase em Segurança das estruturas em condições de incêndio. Doutorado em Engenharia Civil - área de Construção, FECFAU/UNICAMP.

  • Dra. Raquel Luísa Pereira Carnin

Tem experiência em desenvolvimento de novos materiais, em análises químicas, atuante na elaboração de normas para utilização de resíduos na construção civil. Áreas atuantes: aproveitamento de resíduos, reciclagem, resíduos de fundição, resíduo têxtil, argamassa, pavimentação, transporte, novos materiais, educação ambiental e ensino de química.

19:00 - Palestra 3 - "Universalização do tratamento de esgoto como ferramenta para aumento da disponibilidade hídrica" - https://meet.google.com/zdp-ierh-hqo

  • Dr. Paulo Eduardo dos Santos Soldera

Doutorando em Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental (ênfase em Recursos Hídricos). Professor do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Americana - FAM.

19:00 - Palestra 4 - "Inovação: qual o caminho do conhecimento? A transferência da tecnologia para o mercado" - https://meet.google.com/ibo-ifti-cqz

  • Fabiano Banhi

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade São Francisco(2004) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em eletrônica pela Fundação Bradesco (1997). Atualmente é Sócio da Versis Tecnologia Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações.


Confira no documento em anexo o tema das apresentações em formato de pôster ou oral.

Contamos com a participação de todos!