Vereador Wagner Barbosa discute parcerias com reitor da Unicamp

O vereador Wagner Barbosa se reuniu esta semana com o reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Marcelo Knobel, para tratar de parcerias com a universidade. Entre os assuntos discutidos, estiveram o aumento do Orçamento do Estado para a disponibilização de recursos para a ampliação da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas), a transferência da FT (Faculdade de Tecnologia) para o campus da FCA e a segurança da região.

Durante o encontro, o reitor comentou sobre a necessidade de inclusão do percentual de 0,05% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na Lei Orçamentária para beneficiar a universidade, o que permitirá a conclusão da implantação do campus da FCA, projetado para oferecer mil vagas na graduação – atualmente são 480 – e aumentar o número de cursos.

Um acordo assinado em dezembro de 2005 com o governo do Estado previa que, a partir de 2006, seria inserido permanentemente na Lei Orçamentária Anual o adicional de 0,05% na cota-parte da universidade no ICMS arrecadado em São Paulo, como contrapartida à criação do campus de Limeira, mas 12 anos depois a situação permanece a mesma.

Segundo Wagner, a Unicamp possui grande relevância para Limeira, por isso é importante dar apoio a esta luta para beneficiar o município. “Vamos apoiar a Unicamp e o reitor para que o governo do Estado faça este adicional de 0,05% do ICMS para a universidade, que irá trazer um impacto bastante positivo para nossa cidade”, declarou.

O vereador falou ainda sobre a Comissão de Assuntos Relevantes criada para estudar a segurança no entorno dos campi da Unicamp em Limeira, a qual preside e busca cobrar soluções para inibir a criminalidade e trazer mais segurança aos moradores do entorno e à comunidade acadêmica. Uma das ações articuladas por Wagner foi a instalação de terminais na FCA e na FT para o registro de boletins de ocorrência, com o objetivo de evitar a subnotificação de crimes. “Queremos uma aproximação maior com a Unicamp, por isso fizemos esta visita de cortesia. O reitor terá no meu gabinete um parceiro para melhorarmos a universidade em nossa cidade”, disse.

Outro assunto tratado foi sobre a transferência da FT para o mesmo campus da FCA, também uma das reivindicações do vereador. O reitor disse que este projeto já está em andamento. “Isso facilitará a administração, a vida acadêmica e otimizará os recursos”, disse Knobel.

O reitor agradeceu a visita e disse que esta aproximação maior auxiliará nas questões envolvendo a Unicamp em Limeira.