Vereador de Limeira pede ampliação da Unicamp em encontro com reitor

O vereador Wagner Barbosa (PSB) visitou nesta quinta-feira, 9, o reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, e pediu a ampliação dos cursos na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira, com o oferecimento de mais vagas. Também solicitou a centralização da Faculdade de Tecnologia (FT) no mesmo campus, o que possibilitaria a melhora da estrutura do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e abertura de novas turmas.

Durante o encontro, Wagner pediu ainda à Pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, professora Glaucia Maria Pastore, a realização de parcerias e convênios para atender a comunidade limeirense com o oferecimento de cursos e expansão das linhas de pesquisa de pós-graduação.

Segundo o vereador, que lutou pela vinda do novo campus da Unicamp à Limeira, a universidade provocou uma verdadeira transformação na cidade, não apenas em seu entorno, mas também em aspectos educacionais e culturais. “A área onde funciona hoje a FCA era um terreno que ficou 20 anos esquecido. Quando assumi pela primeira vez como vereador, em maio de 2001, iniciamos esta luta para termos o novo campus, que teve apenas parte do projeto implantado. Por isso vamos buscar esta ampliação”, explicou.

A FCA oferece hoje os cursos de Ciências do Esporte, Engenharia de Manufatura, Engenharia Produção, Nutrição, Administração e Administração Pública.

Conforme Wagner, outros cursos, como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Produção Cultural, Patrimônio e Restauro, Informática Biomédica, Licenciatura em Ciências (Física, Química, Biologia e Matemática) e aqueles ligados às engenharias, como Engenharia Civil, Mecânica e Automação e Engenharia de Produção e Manufatura, já chegaram a ser discutidos pelo Conselho Acadêmico da Unicamp.

Sobre a centralização da FT e da FCA no mesmo campus, Wagner considera que isso possibilitaria a expansão da própria Faculdade de Tecnologia e do Cotil, já que atualmente ambos compartilham o campus I, que está saturado. A expectativa é que o Cotil possa dobrar o número de alunos com a ida da FT ao campus II.

Fonte: