Reitoria propõe medidas ao Conselho Universitário

A Reitoria da Unicamp está propondo ao Conselho Universitário (Consu), que sejam apreciadas uma série de medidas com o objetivo de conter e reduzir o déficit orçamentário da Universidade. As propostas incluídas na pauta da próxima reunião do Consu, prevista para terça-feira, 26, são: a revisão do orçamento, com a projeção do déficit para 2018 de 290 milhões de reais, algumas medidas temporárias, como o não pagamento de prêmios em 2017, e outras medidas chamadas de “estruturantes” pela administração e que traduzem uma nova maneira de pensar a gestão da Unicamp. Se aprovado, o conjunto de medidas deverá gerar uma economia de 25 milhões de reais em 2018, ou seja, o correspondente a quase 10% do déficit.

De acordo com a coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars, as propostas foram pensadas após a última revisão orçamentária, com a verificação de que as medidas tomadas até então vinham surtindo efeito, economias foram feitas, mas não o suficiente para reduzir o crescimento do déficit. “Desde que entramos estamos focados no equacionamento do déficit orçamentário. Na medida em que identificamos que o esforço feito até então não vem sendo suficiente, temos que elaborar medidas adicionais que precisam ser tomadas pelo Conselho, órgão que delibera inclusive sobre orçamento”. Atvars defende que a questão do déficit é um problema da universidade, não somente da administração.

Outra deliberação enviada ao Consu prevê que até 2018 não sejam realizados novos concursos sem previsão orçamentária. Portanto ficariam suspensos os novos concursos de docentes, com a ressalva de que os 20 concursos em andamento continuam e que, para 2018, já está prevista a contratação de 11 docentes, além dos 67 já contratados este ano de 2017. Também não seriam realizados novos concursos de pesquisadores e funcionários. Para professor Livre Docente somente haverá concurso se houver recursos alocados.

Veja a notícia na íntegra aqui.