pt-br

Programa Ecoedu Ambiental amplia fronteiras e fortalece conexões internacionais

Nos últimos dias 13 e 20 de março, o Programa Ecoedu Ambiental, sob a coordenação da Profa. Dra. Lubienska Ribeiro, deu um passo importante rumo à internacionalização. Representado pela mediadora de Libras, Sílvia Helena Covais, o programa realizou duas visitas significativas em Portugal, promovendo a inclusão e o ensino de Línguas de Sinais, levando consigo a mascote do programa a "Flora".

No dia 13 de março, a primeira parada foi na Universidade do Porto – recebida pela Intérprete Vânia Ferreira, Profa. Vania Ribeiro, onde Sílvia foi convidada a participar de um evento que incentivava jovens a conhecer a Língua Gestual Portuguesa. Durante sua fala, apresentou os projetos desenvolvidos pelo Programa Ecoedu Ambiental, com destaque para o Projeto Ecoedu Libras, que ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O encontro proporcionou um rico intercâmbio linguístico e cultural, permitindo que os participantes conhecessem algumas diferenças entre Libras e a Língua Gestual Portuguesa.

“Há dezenove anos atrás nunca imaginei que o Programa Ecoedu iria fazer a diferença na inclusão de pessoas com deficiência internacionalmente, proporcionando trocas culturais através da Libras. A internacionalização da extensão precisa ser apoiada e incentiva cada vez mais, aqui está a prova de que ela é efetiva e muito importante.”, comenta a Profa. Dra. Lubienska Ribeiro.

Já no dia 20 de março, a visita aconteceu no Agrupamento de Escolas Eugênio de Andrade, também no Porto,  recebida pela Diretora Profa. Dra. Joana, Profa Sara e Profa. Maria de Fátima. A instituição, que atende crianças surdas desde o nascimento até o ingresso na universidade, demonstrou um modelo educacional inovador. Durante a visita, foi possível conhecer a organização dos ciclos escolares, as aulas de Francês e Inglês para alunos surdos, além do acompanhamento individualizado com intérpretes ao longo de todo o período letivo.

O encontro foi marcado por uma feliz coincidência: no mesmo dia, a escola também recebia a visita da Profa. Sylvia, professora em Língua de Sinais da Alemanha. Curiosamente, a professora já nutria um grande interesse pela Libras, chegando a dominar alguns sinais do Brasil. O intercâmbio de experiências foi enriquecedor e culminou em um convite especial: Sílvia Helena Covais convidou a professora alemã para conhecer a Faculdade de Tecnologia e o Programa Ecoedu Ambiental. Empolgada com a possibilidade, a Profa. Sylvia manifestou interesse em participar das aulas de libras do Projeto Ecoedu Libras.

“Fazer parte do Programa Ecoedu me motiva a contribuir não só com a nossa sociedade mas também com a sociedade internacional. A verdadeira extensão é aquela onde podemos levar um pouco de nós para as pessoas. E minha experiência com a Libras me permitiu essa experiência mágica.”, fala a Mediadora de Libras Silvia Covais.

Agora, aguardamos com entusiasmo sua chegada, certos de que essa troca contribuirá ainda mais para a valorização e a disseminação das Línguas de Sinais pelo mundo. O Programa Ecoedu Ambiental segue firme em sua missão de promover a acessibilidade, a inclusão e o aprendizado sem fronteiras.