Palestra da BRK Ambiental

No dia 20/09/17 na PA 7 aconteceu a palestra “ Monitoramento Ambiental dos corpos d’água do município de Limeira” proferida pelo nosso ex-aluno , Tecnólogo em Saneamento e Biólogo Gilberto Coelho Jr., Supervisor de Laboratórios da BRK Ambiental . Participaram aproximadamente 70 alunos da disciplina Monitoramento Ambiental dos cursos de Tecnologia de Controle Ambiental e Engenharia Ambiental, ministrada pelo Prof. Adilson Rossini.

Foram abordados aspectos de planejamento, execução e análise de amostragens nos principais pontos envolvidos com recursos hídricos do município, desde as captações de água no Rio Jaguari e no Ribeirão Pinhal, passando pelo monitoramento das fases de tratamento de água e da água distribuída para a população até o monitoramento das estações de tratamento de esgotos e dos córregos e ribeirões que compõem a rede hidrográfica do município.

O destaque da palestra foi a informação passada pelo palestrante de que o trecho do Ribeirão Tatu ,na área urbana do município, vem apresentando sensível melhora na qualidade das sua águas, principalmente com relação à concentrações  de Oxigênio Dissolvido – OD, responsável pela possibilidade de vida aquática . Essa melhora tem sido observada inclusive com constatação e peixes nesse trecho urbano do Ribeirão Tatu, o que representa uma grande vitória para os profissionais das áreas de saneamento e meio ambiente.

Destaca-se também que o corpo técnico da concessionária dos serviços de saneamento de Limeira , atualmente denominada BRK Ambiental , ao longo dos últimos 20 anos , tem sido composto  por profissionais da área do saneamento formados pela  FT – UNICAMP.