Maratona de Programação

Edição: 22ª.
9 de setembro de 2017 (fase regional)
Promoção: Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Realização: Escola de Engenharia de Piracicaba - EEP (sede fase regional)

No Brasil, a Maratona de Programação ocorre em duas fases (regional e nacional) visando a classificação para a competição mundial (ICPC ACM, https://icpc.baylor.edu/welcome.icpc ).

Este ano, a fase regional ocorreu no dia 9/set simultaneamente em 53 cidades, com a participação de mais de 800 equipes pertencentes a mais de 200 universidades e faculdades.

Orientada por um Coach, cada equipe é formada por três estudantes de graduação que competem no desenvolvimento de códigos (em C, C++, Java ou Python) para solução entre 10 e 13 problemas computacionais ao longo de 5 horas. Não somente deve-se resolver os problemas propostos, mas o desempenho destes códigos é fundamental.

É a segunda vez que a FT participa da competição. A primeira participação foi em 2012. Mesmo nenhuma equipe da FT tendo conseguindo classificação para a fase nacional, foi uma ótima experiência para os competidores. Esperamos melhorar nas próximas participações com a prática adquirida.

A final brasileira será em Foz do Iguaçu em novembro de 2017 e a final mundial em Pequim em abril de 2018. Diversas equipes brasileiras participam do mundial todos os anos. A competição mundial ocorre desde 1977. Em 2016, entre fases regionais, nacionais e o mundial, cerca de 3 mil universidades e faculdades, 45 mil alunos de mais de 100 países participaram.

Participantes da FT (Equipes):

Coach : Prof. Luiz Camolesi Jr.

EQUIPES

Mirelle Candida Bueno

Vitor Artoni de Marcio

Agradecimento ao mestrando João Emmanuel D Alkmin Neves