Grupo de Engenharia de Transportes da FT vai apresentar trabalho no ITA

O grupo de pesquisas em Econofísica, coordenado pelo Prof. Dr. Yuri Alexandre Meyer, com colaboração do Prof. Dr. William Machado Emiliano, e formado pelos alunos Felipe Pastori Lopes de Sousa, Gustavo de Godoi e Luis Felipe Nicoletto de Souza, vai apresentar uma pesquisa inédita, da área de Engenharia de Transportes, no XVII ENCONTRO DE FÍSICA DO ITA, no início de Julho.

A pesquisa é intitulada de METAHEURÍSTICA “COLÔNIA DE FORMIGAS” PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PONTO ÓTIMO: UMA CORRELAÇÃO COM A ENGENHARIA DE TRANSPORTES".

O trabalho propõe a análise abrangente dos métodos metaheurísticos de otimização das colônias de formigas, tendo em vista que a escolha do caminho das formigas depende da deposição de feromônios para que elas se comuniquem e achem os melhores caminhos. O grupo então percebeu que as equações poderiam ser adaptadas no campo de Engenharia de Transportes, permitindo uma análise matemática (e comparativa), isto é, uma correlação entre localizações de postos de serviços já existentes em rodovias com as melhores localidades em que estes postos deveriam ser instalados. Assim, o trabalho em questão visa contribuir para resolver um problema fundamental da Engenharia de Transportes: quais são os melhores lugares para instalar postos de serviços em uma rodovia? Justifica-se assim a importância da solução de um problema estratégico, uma vez que a definição errada das localidades para instalações de postos de serviços influencia no planejamento tático e operacional , acarretando sérios problemas nos custos de operações.

O encontro de Física do ITA acontece entre os dias 08 de Julho e 12 de Julho de 2024, nas dependências do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos.