pt-br

FT sedia Jornada Latino-americana de Oficinas em STEM para Meninas no Ada Lovelace Day

Criado em 2009, o Ada Lovelace Day é uma celebração internacional que destaca as conquistas das mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A data homenageia Augusta Ada Byron, Condessa de Lovelace, reconhecida como a primeira programadora da história.

Para marcar a ocasião, no dia 2 de outubro, a partir das 13h, a Faculdade de Tecnologia (FT) da UNICAMP será sede da 4ª Jornada Latino-americana de Oficinas em STEM para Meninas, voltada a estudantes da rede pública de ensino. O evento é organizado pelo grupo Embaixadoras das Ciências e Tecnologia, sob coordenação da professora Roberta Regina Delboni, com a colaboração dos docentes Marta Siviero Guilherme Pires, Simone Andréa Pozza, Talia Simões dos Santos Ximenes, Juliana Bueno, Yuri Alexandre Meyer e Patricia Prediger.

A Jornada integra uma mobilização internacional que reúne 85 sedes em 10 países da América Latina, sendo 32 no Brasil, promovida pelo Comitê Temático das Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional). O objetivo é incentivar a presença feminina em STEM, com oficinas lúdicas, interativas e acessíveis, que buscam combater estereótipos de gênero e ampliar horizontes acadêmicos e profissionais.

A coordenação geral do projeto é realizada por instituições argentinas: Facultad de Ciencias Exactas y Naturales (UBA), Facultad de Ingeniería Química (UNL), Universidad Nacional de Rafaela (UnRaf) e Universidad Torcuato Di Tella (UTDT).

Na FT/UNICAMP, a atividade receberá cerca de 50 alunas da Escola Estadual Octavio Pimenta Reis, de Limeira, selecionadas previamente pela direção da escola e acompanhadas por professores e coordenadores. As oficinas abordarão temas diversos de STEM de forma dinâmica e interativa.

Segundo os organizadores, a participação da UNICAMP é essencial para inspirar meninas a seguirem carreiras em Ciências de Dados, Computação, Engenharias, Matemática e áreas afins, reforçando o papel das mulheres na ciência e tecnologia.

Mais informações e atualizações estão disponíveis no site oficial do evento e no Instagram @embaixadoras.unicamp.