Faculdade de Tecnologia da Unicamp sediou a 3ª Jornada Latino-Americana de Oficinas STEM para Meninas

No dia 28 de setembro, a Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, em Limeira, sediou a 3ª Jornada Latino-Americana de Oficinas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) para meninas, intitulada "Ada Lovelace Day 2024". Este evento internacional ocorreu simultaneamente em diversos países da América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, totalizando 43 sedes, das quais 20 estão localizadas no Brasil. A FT/Unicamp foi a única representante do estado de São Paulo.

A coordenação geral do evento é realizada por três prestigiadas instituições argentinas: a Facultad de Ciencias Exactas y Naturales da Universidad de Buenos Aires (FCEyN-UBA), a Facultad de Ingeniería Química da Universidad Nacional del Litoral (FIQ-UNL) e a Facultad de Ciencias Exactas, Ingeniería y Agrimensura da Universidad Nacional de Rosario (UNR). No Brasil, a coordenação nacional está sob a responsabilidade do Comitê de Mulheres da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

O principal objetivo do evento é promover a igualdade de gênero nas áreas de STEM, proporcionando experiências práticas e oportunidades educacionais para meninas, além de inspirá-las a seguir carreiras em campos historicamente dominados por homens. O evento foca em quebrar estereótipos desde cedo, oferecendo atividades voltadas para meninas de 10 a 12 anos.

Com capacidade para 35 participantes, o evento recebeu alunas de diversas escolas municipais de Limeira, previamente selecionadas pela Secretaria de Educação. Elas foram acompanhadas por professores, familiares e/ou tutores. As oficinas, dinâmicas e interativas, exploraram temas de áreas como Engenharia Aeronáutica, entre outras, de forma lúdica e envolvente.

A organização local do evento na FT/Unicamp foi liderada pelo grupo "Embaixadoras das Ciências e Tecnologia", sob a coordenação da Profa. Dra. Roberta Regina Delboni, com o apoio dos docentes Profa. Dra. Marta Siviero Guilherme Pires, Profa. Dra. Simone Andréa Pozza, Profa. Dra. Talia Simões dos Santos Ximenes, Profa. Dra. Juliana Bueno, Prof. Dr. André Franceschi de Angelis e Prof. Dr. Yuri Alexandre Meyer, todos da FT/Unicamp, em parceria com o grupo Nexus Girl UNICAMP Limeira, formado por alunas de graduação da Faculdade de Tecnologia.

Quem foi Ada Lovelace?

Ada Lovelace (1815-1852) foi uma matemática e escritora britânica, reconhecida como a primeira programadora da história. Ela trabalhou com Charles Babbage no desenvolvimento da "Máquina Analítica", precursora dos computadores modernos. Sua visão pioneira, de que máquinas poderiam realizar mais do que simples cálculos, estabeleceu as bases da ciência da computação. O "Ada Lovelace Day" celebra suas contribuições e inspira futuras gerações de mulheres a seguirem carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

Fotos do Evento