Faculdade de Tecnologia da Unicamp sedia 3ª Jornada Latino-Americana de Oficinas STEM para Meninas

No dia 28 de setembro, a partir das 8h, a Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, em Limeira, será palco da 3ª Jornada Latino-Americana de Oficinas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) para meninas, intitulada "Ada Lovelace Day 2024". Este evento internacional acontecerá simultaneamente em diversos países da América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, com 43 sedes no total, das quais 20 estão localizadas no Brasil. A FT/Unicamp será a única representante do estado de São Paulo.

A coordenação geral do evento é realizada por três importantes instituições argentinas: a Facultad de Ciencias Exactas y Naturales da Universidad de Buenos Aires (FCEyN-UBA), a Facultad de Ingeniería Química da Universidad Nacional del Litoral (FIQ-UNL) e a Facultad de Ciencias Exactas, Ingeniería y Agrimensura da Universidad Nacional de Rosario (UNR). A coordenação nacional no Brasil está a cargo do Comitê de Mulheres da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

O objetivo do evento é promover a igualdade de gênero nas áreas de STEM, oferecendo experiências práticas, inspiração e oportunidades educacionais que contribuam para a formação de futuras profissionais em campos historicamente dominados por homens. O projeto ressalta a importância de quebrar estereótipos desde a infância, direcionando as atividades para meninas entre 10 e 12 anos.

Com capacidade para 35 participantes, o evento acolherá alunas de diversas escolas municipais de Limeira, previamente selecionadas pela Secretaria de Educação, que estarão acompanhadas por professores, familiares e/ou tutores. As oficinas serão interativas, dinâmicas e de caráter lúdico, abordando temas relacionados às áreas de STEM, como a Engenharia Aeronáutica, entre outros.

A organização do evento na FT/UNICAMP é liderada pelo grupo "Embaixadoras das Ciências e Tecnologia" e coordenada pela Profa. Dra. Roberta Regina Delboni, com a colaboração dos docentes Profa. Dra. Marta Siviero Guilherme Pires, Profa. Dra. Simone Andréa Pozza, Profa. Dra. Talia Simões dos Santos Ximenes, Profa. Dra. Juliana Bueno, Prof. Dr. André Franceschi de Angelis e Prof. Dr. Yuri Alexandre Meyer, todos da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, em parceria com o grupo Nexus Girl UNICAMP Limeira, formado por alunas de graduação da FT.

Quem foi Ada Lovelace?

Ada Lovelace (1815-1852) foi uma matemática e escritora britânica, amplamente reconhecida como a primeira programadora da história. Ela trabalhou com Charles Babbage na concepção da "Máquina Analítica", o precursor dos computadores modernos. Sua visão inovadora de que máquinas poderiam realizar mais do que cálculos matemáticos simples estabeleceu as bases para a ciência da computação. O "Ada Lovelace Day" celebra suas contribuições e inspira futuras gerações de mulheres a seguirem carreiras em ciência e tecnologia.

O evento ocorrerá na sede da FT/UNICAMP, localizada na Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, Limeira-SP. Para mais informações e atualizações, siga os perfis no Instagram: @embaixadoras.unicamp e @nexus.girls_unicamp