pt-br

Disciplina da pós-graduação da FT/UNICAMP utiliza o ChatGPT em sua metodologia de ensino

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que consegue conversar em linguagem natural e tem chamado atenção da comunidade acadêmica nos últimos meses. As possibilidades de uso do ChatGPT são inúmeras e suscitou diversos debates.

Sendo assim, os alunos da disciplina FT045A, que aborda conceitos em tecnologia e educação, tiveram no último dia 27/03 uma aula que utiliza em sua metodologia os recursos do ChatGPT e outras ferramentas de IA. A iniciativa utilizou como plataforma os recursos do software strateegia e foi apoiada por André Neves, um dos criadores do software, professor da UFPE e pesquisador associado à TDS Company.

 

 

O strateegia permite realizar colaborações entre pessoas a partir de um texto, e perguntas associadas, gerados pelo ChatGPT. O ambiente do strateegia favorece o compartilhamento de ideias que, ao final, são elencadas e resumidas de maneira automática por meio da própria ferramenta. A disciplina FT045A é oferecida anualmente pelo Programa de Pós-Graduação da FT/UNICAMP e é ministrada pelos Profs. Marco Antonio Garcia de Carvalho e Marcos Augusto Borges.