Alunos da FT participam do I torneio de derivadas do IMECC/Unicamp

No último sábado, dia 4 de maio de 2024, discentes da FT matriculados em turmas da disciplina EB101 (Cálculo I) participaram do I Torneio de Derivadas do IMECC-UNICAMP. A participação dos alunos contou com o apoio da direção da unidade e o incentivo dos professores das turmas. A iniciativa do IMECC-UNICAMP de organizar o torneio para alunos regularmente matriculados em disciplinas de Cálculo I em cursos de graduação da UNICAMP foi inspirada na metodologia de ensino "Rei e Rainha da Derivada", do Prof. Ricardo Fragelli (UnB), que visa promover maior engajamento e compreensão dos estudos desse conteúdo.
Ao todo, 40 alunos de diversas unidades da UNICAMP participaram do torneio. Dentre os participantes, estiveram presentes 6 alunos da FT: Julyo Elias Hidalgo Da Silva, Lara Trabachini, Luiz Guilherme Angelo Camporezi, Luiz Guilherme Grip Gonzaga, Murilo Leite da Silva e Renan Lima Ribeiro Pinto. Os discentes foram acompanhados pelo Prof. Diego Samuel Rodrigues, que auxiliou a organização do evento atuando como corretor das questões do torneio. Foi uma oportunidade na qual todos puderam aprender mais sobre derivadas, de forma lúdica e divertida, sempre mantendo o espírito esportivo e com motivação mútua. Para os alunos da FT, a valiosa experiência educacional soma-se a outras oportunidades que se constituíram como incentivo e/ou forma de ingresso aos cursos de graduação da UNICAMP, tais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e o Provão Paulista.

Na realização do torneio, inicialmente os alunos foram aleatoriamente divididos em 5 grupos de 8 integrantes. Nessa fase de grupos, eles resolveram as questões de derivadas em duplas, e em até 3 minutos. A cada rodada, novas duplas eram constituídas formando novos pares com participantes do mesmo grupo. Finalizadas todas as rodadas, os 3 alunos com a maior pontuação individual em cada um dos 5 grupos e o discente com maior pontuação geral dentre todos os participantes  do torneio foram selecionados para as disputas individuais das oitavas de final. Como houve alguns empates, foram necessárias disputas de "pênaltis da derivada", nas quais os alunos tiveram que calcular uma derivada individualmente em até 1 minuto. Três alunos da FT prosseguiram para as oitavas de final e a aluna Lara Trabachini também disputou as quartas de final do torneio. Devido ao seu ótimo desempenho na competição, a discente foi convidada para participar de uma seletiva que irá definir os 4 alunos da universidade que irão representar a UNICAMP na V Olimpíada Regional de Derivadas, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2024 nas dependências do IMECC-UNICAMP. Com votos de incentivo e aprendizado, parabéns para a aluna e para todos os participantes e demais envolvidos! \o/