pt-br

Grupo HighPIDS integrado à Rede Paulista de Astronomia

O grupo de pesquisas High Performance Intelligent Decision Systems - HighPIDS foi integrado à São Paulo Astronomy Network (SPAnet) nesta semana. A SPAnet ou Rede Paulista de Astronomia é uma aliança entre universidades, instituições e profissionais para impulsionar a Astronomia e o desenvolvimento de Instrumentação Astronômica no estado de São Paulo. Portanto, a participação do grupo de pesquisas HighPIDS no SPAnet facilitará a cooperação científica com outros grupos nacionais e internacionais.

A criação da SPAnet foi incentivada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) como contrapartida para a dotação de R$ 162 milhões entre 2014 e 2015 para a participação em três grandes projetos internacionais: o Giant Magellan Telescope, o primeiro dos telescópios terrestres gigantes previstos para entrar em operação no Chile; o Large Latin-America Millimeter Array, um radiotelescópio de 12 metros em construção na porção argentina do deserto do Atacama; e o ASTRI Mini-Array, um conjunto de nove telescópios para radiação gama que será o precursor do Cherenkov Telescope Array (CTA), o maior observatório de raios gama do mundo, com cerca de 100 telescópios.

O grupo HighPIDS é sediado na FT e composto pelos professores Ana Estela, André Leon e Guilherme, além de estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado que desenvolvem trabalhos na área de Clima Espacial e Mineração de Dados.

Mais informações sobre a SPAnet podem ser encontradas em http://www.iag.usp.br/spanet. As informações sobre o HighPIDS estão disponíveis em http://highpids.ft.unicamp.br