pt-br

Combate à Dengue na Unicamp Limeira

Combate à Dengue na Unicamp Limeira: Todos Juntos Nessa Luta!
A dengue é um problema de saúde pública e todos nós somos responsáveis
pelo controle dessa doença.
O controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela urbana, exige vigilância constante e ações práticas no dia a dia. 
A Faculdade de Tecnologia - FT, juntamente com as demais unidades de ensino de Limeira (Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA e Colégio Técnico de Limeira - CTL), a Prefeitura Universitária de Limeira e a Cipa Setorial de Limeira, estão comprometidas com ações de prevenção e precisa da colaboração de cada um.
Vasos de plantas (e seus pratos), calhas entupidas, garrafas, recipientes abandonados e lixo jogado no chão podem ser criadouros do Aedes pois acumulam a água das chuvas e se tornam um ambiente propício para a criação das larvas.
Um compromisso de todos O controle do mosquito requer a participação da população. Convocamos toda a comunidade universitária – estudantes, docentes, técnicos e visitantes, assim como os funcionários das empresas terceirizadas que atuam nos dois campi, a
adotar medidas simples, porém essenciais.
Inspecionar, eliminar focos e descartar corretamente larvas, pupas e ovos são atitudes que, além de simples, salvam vidas.
Além disso, só mosquitos adultos podem transmitir o vírus. Então, quando olhamos e eliminamos os criadouros uma vez por semana, estamos colaborando para evitar a formação de adultos e, portanto, a transmissão dos vírus.
A vigilância ativa é a principal ferramenta para controlar o mosquito e evitar a transmissão de doenças. Cada pequeno gesto faz a diferença.
Ações importantes no dia a dia:
 Realize inspeções semanais nos criadouros, incluindo locais elevados e pouco acessíveis;
 Elimine larvas e pupas em superfícies secas;
 Esfregue as paredes de recipientes com água acumulada para eliminar ovos resistentes;
 Mantenha caixas d’água, tonéis e outros reservatórios bem vedados e limpos: certifique-se de que estão devidamente tapados para impedir a entrada do mosquito;

 Coloque areia nos pratos de vasos de planta: a areia absorve a água, evitando que se torne um criadouro;
 Amarre bem os sacos de lixo: lixos mal fechados podem acumular água e atrair o mosquito;
 Não acumule sucata e entulho: materiais descartados podem reter água e servir de foco para o mosquito;
 Use repelentes.

Você pode também:
 Mobilizar familiares, amigos, e vizinhos para combater o mosquito
 Participar da fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue, e denunciar locais que possam favorecer a proliferação do Aedes.
 Ao apresentar sintomas como dor no corpo, febre, ou dor atrás dos olhos, procure a unidade de saúde. 
Vamos manter nossos espaços limpos e seguros, evitando a disseminação da dengue.
A dengue é um perigo real. Juntos, podemos fazer a diferença!

referência:
Saiba como eliminar os criadouros escondidos do Aedes aegypti e prevenir a dengue. Gov.br, 31 dez. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/dezembro/saiba-com.... Acesso em: 24 abr. 2025.