Titulo: Estudo Para Otimização de Consumo de Bateria Para Veículos Aéreos Não Tripulados.
Comissão Examinadora - Titulares
Prof. Dr. Edson Luiz Ursini - (Presidente) - FT/Unicamp
Dr. Kauê Tartarotti Nepomuceno Duarte - University of Calgary-Canada
Prof. Dr. Eric Alberto de Mello Fagotto - PUC
Prof. Dr.Anibal Tavares de Azevedo - FCA/Unicamp
Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez - FT/Unicamp
Suplentes
Prof. Dr. Marcos Sérgio Gonçalves - FT/Unicamp
Prof. Dr. Flavio Rubens Massaro Juníor - Fundação Hermínio Ometto
Prof. Dr. Rafael Fernando Diório - IFSP
Local: Sala de Defesa (Prédio Pós-Graduação da FT) | https://stream.meet.google.com/stream/447599a3-e07f-4fa1-bb64-e7796a10d494
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver propostas para coordenar o processo de recarga dos
dispositivos, visando aumentar sua autonomia. Nesta pesquisa, drones são considerados como
dispositivos IoT, onde os mesmos estão trabalhando em conjunto. Os drones precisam decidir
se devem ou não recarregar suas baterias em uma estação de recarga.
Neste trabalho foi realizado uma revisão sistemática da literatura sobre o processo de
coordenação de recarga de drones no contexto de aplicações em agricultura e desastres. Foi
desenvolvido e documentado um modelo de simulação baseada em agentes (ABM) no
software NetLogo para simular 12.000 rodadas. As políticas de tomadas de decisão, Baseline
(BL) e ChargerThreshold (CT), foram desenvolvidas e testadas, além de três indicadores para
avaliar a capacidade de robustez e eficiência em cada situação.
Os resultados mostraram que as políticas funcionam bem em situações com pouco estresse
relacionado ao consumo de bateria. No entanto, quando ocorrem casos com um consumo maior
de bateria, a política CT atua de forma mais recomendada, possibilitando que o conjunto de
simulação consiga realizar o trabalho esperado.
Em conclusão, é necessário realizar futuras pesquisas nas aplicações, reduzir as limitações
do modelo de simulação incluindo e utilizando parâmetros oriundos de estudos práticos,
desenvolver e testar novas políticas de tomadas de decisão, e realizar estudos práticos para
melhorar essa proposta.