pt-br

Defesa de Mestrado: Natalândia Carvalho Bernardes Marinheiro

Título: Aplicabilidade do Material Fresado para o Planejamento Logístico: Estudo de Caso em Trecho Concedido no Estado de São Paulo.

Comissão Examinadora - Titulares
Profa. Dra. Vivian Silveira dos Santos Bardini (Presidente) - FT/Unicamp
Prof. Dr. Felippe Benavente Canteras - FT/Unicamp
Profa. Dra. Kamilla Vasconcelos Savasini - USP

Suplentes

Profa. Dra. Janaina Antonino Pinto - FECFAU/Unicamp
Profa. Dra. Sandra Oda - UFRJ

Local: Sala de Defesa (Prédio da Pós-Graduação da FT) | https://stream.meet.google.com/stream/bed337df-0992-4b6a-a3f4-b00a68b310c7

Resumo: Esta dissertação faz uma abordagem da aplicabilidade e planejamento logístico na gestão de uso do fresado também conhecido como RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) nas misturas asfálticas mornas e quente. Primeiramente, foi realizada uma Revisão bibliográfica sistemática nos principais repositórios acadêmicos para entender o estado da arte pertinente ao tema deste trabalho. E com intuito de entender a relevância do tema no Brasil, realizou-se uma pesquisa com as principais questões que envolvem o uso do fresado junto aos stakeholders do pavimento (profissionais das concessionárias, órgãos reguladores e fiscalizadores, proprietários de construtoras e usinas). Os resultados da pesquisa propiciaram uma análise comparativa de alguns aspectos relacionados a porcentagem de uso do fresado, adequação das usinas, custo das soluções com fresado e transporte do material, com a referência bibliográfica consultada, e que podem influenciar no processo decisório de uso do fresado. Adicionalmente e com intuito de avaliar a aplicabilidade do planejamento logístico na gestão de uso do fresado foi realizado o estudo de caso na rodovia SP330/Anhanguera concessionada e localizada no estado de São Paulo, com obras de ampliação vinculada ao nível de serviço, e em fase de obras de restauração do pavimento com volume de fresado previsto no projeto, em torno de 25 mil m³. Para o estudo de caso foram elaborados três cenários em que são avaliadas diferentes situações de localização das usinas e bota-espera e determinação dos custos de transportes. O cenário 1 mostra a situação atual de uso do fresado nas camadas asfálticas, como uma referência comparativa dos demais cenários. No cenário 2 aplicou-se o modelo de transportes para avaliar o impacto dos custos de transportes no processo decisório de uso do fresado remanescente. O cenário 3 apresenta uma proposta de solução aplicando o modelo P-mediana para definição local dos bota-espera estratégicos visando o mínimo custo de transportes. A aplicação dos modelos logísticos mostrou-se uma ferramenta de gestão importante para definição estratégica local dos bota-espera contribuindo para redução dos custos de instalação, aprovação e autorização ambiental de bota-espera menos efetivo sob a ótica do custo de transportes.

Data: 
quinta-feira, 6 Fevereiro, 2025 - 17:00