Aluno de graduação da Engenharia Ambiental da FT, desenvolve novo protocolo para avaliação de mutagenicidade baseado no teste de Ames com apoio da FAPESP. O novo método reduz consideravelmente os materiais e insumos a serem empregados e, consequentemente o custo do ensaio. O método tem grande aplicação na avaliaçao de novas moléculas e impurezas de fármacos pois utiliza apenas 20 mg de amostra. Na área ambiental, facilitará o monitoramento da mutagenicidade de águas, efluentes, solos e ar.
Ricardo Zwarg publicou sua pesquisa na revista Environmental Molecular Mutagenesis (fator de impacto 3,57): https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/em.22195. O trabalho foi desenvolvido integralmente no LAEG, Laboratório de Ecotoxicologia e Genotoxicidade http://wordpress.ft.unicamp.br/laeg/.Também é co autor do artigo o aluno de doutorado da FT, Daniel Alexandre Morales.
Depoimento do Aluno: Estive bastante duvidoso sobre minha escolha de curso nos primeiros semestres. E antes de abandonar, decidI entrar em contato com o professor da disciplina que mais me identificava, neste caso a Professora Gisela. Conversarmos e ela me ofereceu a oportunidade de participar de um projeto como aluno de iniciação cientifica, o qual finalizamos agora, 4 anos depois. Sem dúvidas, a participação neste projeto foi um dos motivos pelos quais decidI continuar no curso, e que hoje me mantem interessado na área acadêmica. Nesse últimos 4 meses fui bolsista de IC (PIBIC e FAPESP) e estou agora na Alemanha, fazendo um estágio com bolsa BEPE também da FAPESP.