PERÍODO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS PARA ALUNOS REGULARES – WEB: 01/12 a 21/12/2016
PERÍODO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS PARA ALUNOS INGRESSANTES: 13 a 15/02/2017.
PERÍODO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS ESPECIAIS - WEB: 01/12 a 03/03/2017
ATENÇÃO
ALUNOS INTERESSADOS EM EFETUAR A MATRICULA NAS DISCIPLINAS:
- FT073a - GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
- FT060b MATEMÁTICA DISCRETA
DEVERÃO EFETUAR A MATRíCULA NA ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA NO PERIODO DE 12 A 15 DE MARÇO DE 2017.
Disciplina Eventual Condensada: Período: 02, 09,16, 23 e 30 de março de 2017 Horário: 9hs ás 12h e das 14hs ás 17hs
FT080: Tópicos em Tecnologia para o Ambiente: Ecotoxicologia de solo e Avaliação de Risco Ecológico
Obs.: Para efetuar matricula nesta disciplina,os alunos regulares devem preeencher o formulário e alunos especiais devem preencher o formulário eventual . Os formulários devem ser entregues na secretaria da pós graduação nos dias 02 e 03 março de 2017.
As disciplinas identificadas com * não aceitarão alunos especiais
Horário |
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
8-12h |
FT014 – Processamento Digital de Sinais Prof. Rangel PA01
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FT073 - Gerenciamento de Resíduos Sólidos Prof. Carmenlucia
Sala - PA01 FT007 Eletromagnetismo Aplicado Profs Ivan®,/Avila SA14 |
FT071 -Gerenciamento e Tecnologia em Bacias Hidrográficas Prof. Ronalton Sala -PA01 |
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FT060B - Matemá´tica Discreta Profs Varese/Marco ® SALA – PA02 |
14-16h |
FT045A Tópicos em Tecnologia para Informação - Algoritmos em Grafos. Profs. Meira®, Ulisses Sala - SA12 |
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14-18 |
FT043A - Tópicos em Tecnologia para Informação I: Mineração de Dados Profs. Paulo, Ana Estela ®, Guilherme Sala - SA14 FT046A- Análises Físico-Químicas e Biológicas de Amostras Ambientais Profs. Cassiana®, Peterson Maria Sala PA1 FT056A - Gestão, Qualidade e Sustentabilidade Socioambiental Profs. Marta, Eloisa ®, Gisleiva Sala - PC 18 FT 022-Tecnologias de Antenas e Microondas Leonardo Sala – PA06
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FT077 Processamento de Alto Desempenho. Prof. Leon Sala- LP02 (*)FT054 Pesquisa Científica: Concepção, Desenvolvimento e Publicação. Profs. Vitor, Gisela e Patricia ® Sala- PC 17
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FT047 Aspectos Tecnológicos de Materiais de Construção Prof. Rosa (®), Luisa Sala -PA01
FT042A - Tópicos em Tecnologia para o Ambiente I: Sistema de abastecimento de água. Prof. Lubienska Sala - SA14 |
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(*)FT069 Tópicos Especiais em Materiais I: Scientific Writing. Prof. Vitor (disciplina exclusiva para alunos de doutorado) Sala – PA01 |
FT 025 Estudos Dirigidos I
FT 026 Estudos Dirigidos II
Ementas:
Código (Créditos) |
Disciplina |
Docentes |
Ementa |
FT042A (4) |
Tópicos em Tecnologia para o Ambiente I: Sistema de abastecimento de água. |
Lubienska |
Ementa: Introdução aos sistemas de abastecimento de água. Perdas em sistemas de abastecimento de água. Redes de distribuição de água. Cavitação. |
FT043A (4) |
Tópicos em Tecnologia para Informação I: Mineração de Dados |
Guilherme, Ana Estela e Paulo Martins |
Aspectos Gerais de Mineração de Dados. Técnicas de Pré-processamento de dados. Classificação. Previsão. Agrupamento. Aplicações. |
FT045A (2) |
Tópicos em Tecnologia para Informação I: Algoritmos em Grafos |
Luis Meira/Ulisses |
Grafos e suas representações. Busca em largura e profundidade. Caminho mais curto em grafos. Árvore geradora mínima. Grafos isomórficos, subgrafos e motifs. Projetos. Otimização de problemas NP-Completos: caixeiro viajante, localização de fornecedores, redes com tolerância a falhas. |
FT069A (4) |
Tópicos Especiais em Materiais I- Scientific Writing |
Vitor |
This course provides techniques to improve scientific writing for publication. The course is designed for PhD. students planning to write scientific papers. The course assumes no previous scientific writing experience or training. Only English writing and reading skills are necessary. The course will be delivered in Portuguese, unless students with English as native language are present. The following topics will be covered: Communicating Science; Written vs spoken language; Academic vs non-academic writing; Review of parts of a scientific paper; Critical reading; Review of terms of language (e.g. nouns, adjective, adverbs etc); Text cohesion; Effective paragraphs, sentences, words, and phrases; Active vs passive voices; Nominalization; Softwares to help scientific writing; Practice on writing an abstract. Bibliography 1) Eloquent Science, D. Schultz, University of Chicago Press (2010) 2) The Elements of Style, William Strunk, E. B. White, Longman; 4th edition (1999); 3) The craft of Scientific Writing, M. Alley, Springer (1996); 4) The craft of Scientific Presentations, M. Alley, Springer (2003); 5) How to write and publish a paper, R. A. Day e B. Gastel, Greenwood Press (2006); 6) The art of being a scientist: a guide for graduate students and their mentors, R. Snieder e K. Larner, Cambridge Univ. Press (2009). |
FT080 |
Tópicos em Tecnologia para o Ambiente: Ecotoxicologia de solo e Avaliação de Risco Ecológico |
Vanessa Supervisão: Marta |
Os ensaios em ecotoxicologia terrestre utilizando invertebrados do solo são ainda pouco explorados no Brasil. Apesar da crescente procura pelo conhecimento dos organismos e manutenção das culturas para teste, os grupos de pesquisa ainda têm muita dúvida com relação à melhor forma de testar os organismos e, principalmente, decidir que tipo de teste daria a resposta mais apropriada para o estudo em questão. Além disso, os testes ecotoxicológicos vêm sendo amplamente utilizados como ferramenta para Avaliação de Risco Ecológico (ARE) retrospectiva e ou prospectiva de locais contaminados. A ARE é extremamente importante na discussão acerca de regulamentação de novos produtos potencialmente tóxicos no mercado e suas reais implicações ao meio ambiente, ela facilita a articulação junto aos tomadores de decisão e aproxima a discussão entre academia, governo e empresa. Desta forma, o intuito desta disciplina é dar conhecimento das diversas possibilidades de testes padronizados em ecotoxicologia de solos, discutir as suas aplicações e trazê-los à luz da metodologia da TRIAD para Avaliação de Risco Ecológico (Jensen & Mesman, 2006). Os exemplos serão tanto de testes laboratoriais (ex.: colêmbolos, ácaros e enquitreídeos, utilizando os protocolos OECD 232/2009, OECD 226/2008 e OECD 220/2004, respectivamente) quanto semi-campo (multiespécies, mesocosmos, microcosmos, etc.) e campo (avaliação da diversidade dos organismos edáficos, de acordo com o protocolo ISO 23611-2).
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