Estudante da FT recebe menção honrosa no XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP

A estudante Letícia Sousa de Oliveira recebeu Menção Honrosa pela apresentação do trabalho "Using Deep Learning to identify and classify sunspots in magnetograms" no XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP que aconteceu em outubro de 2019. A estudante, matriculada no curso Sistemas de Informação, foi orientada pelo prof. André Leon S. Gradvohl e teve bolsa do CNPq para o desenvolvimento do projeto.

O projeto, sediado no grupo de pesquisas HighPIDS, culminou no desenvolvimento de um sistema que, utilizando técnicas de aprendizado profundo (Deep Learning), identifica automaticamente as regiões ativas do Sol e infere a respeito das classificações magnéticas dessas regiões. A classificação magnética dessas regiões ativas pode indicar a chance de haver uma explosão solar naquela região. As análises automáticas são feitas a partir de magnetogramas, ou seja, imagens que mostram a força, a polaridade e a localização dos campos magnéticos do Sol. Os resultados apontam para precisões superiores a 80% na correta classificação e identificação de regiões ativas.

Além da bolsa de iniciação científica atribuída pelo CNPq, esse e outros projetos do grupo HighPIDS contam com o apoio da Amazon Web Services (AWS) através do programa "AWS Cloud Credits for Research". Esse programa cede recursos computacionais na nuvem -- especialmente instâncias para processamento de alto desempenho e armazenamento -- para as pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

Os resultados desse projeto se somam a outras pesquisas do grupo HighPIDS que têm como objetivo melhorar a precisão e aumentar o horizonte de previsão das explosões solares, dentre outros fenômenos do Clima Espacial.