No dia 03 de junho de 2026, durante a cerimônia de abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Toxicologia, foi realizada a entrega da Medalha Profa. Esther de Camargo Fonseca Moraes, a mais alta distinção concedida pela Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox).
Nesta edição, a honraria foi concedida à Profa. Dra. Gisela de Aragão Umbuzeiro, docente da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, em reconhecimento à sua destacada trajetória científica e institucional na área de Toxicologia Ambiental.
A medalha reconhece profissionais cuja atuação é marcada por contribuições científicas, técnicas, institucionais e humanas de excepcional relevância para o desenvolvimento, consolidação e fortalecimento da Toxicologia no Brasil.
A Profa. Gisela Umbuzeiro foi homenageada por sua expressiva contribuição para o avanço do conhecimento científico, pela formação de recursos humanos altamente qualificados e pela participação ativa na construção de importantes marcos regulatórios voltados à proteção da saúde humana e do meio ambiente.
Sua trajetória, caracterizada pela excelência acadêmica, liderança científica e compromisso com a sociedade, a consolida como uma das principais referências da Toxicologia brasileira e internacional.
A Faculdade de Tecnologia da Unicamp parabeniza a docente por esta importante conquista, que celebra uma carreira de elevado impacto para a ciência e para a Toxicologia no Brasil.
Fonte das imagens: @sbtoxoficial

