en

Inova leva conceitos de empreendedorismo ao evento “Tecnologia em Foco” da FT da Unicamp

A Agência de Inovação levou aos universitários da FT Unicamp, do campus de Limeira, palestras sobre modelagem de negócios e empreendedorismo, além de disponibilizar um estande para atender aos presentes no evento


Estande da Inova Unicamp no evento Tecnologia em Foco. Foto: Matheus Ferraz - Inova Unicamp

Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: Matheus Ferraz e Roberto Martins – Inova Unicamp

Entre os dias 01 e 03 de outubro, aconteceu a 15ª edição do “Tecnologia em Foco”, evento promovido pela Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sediada no campus de Limeira. O tema central desta edição foi “Tecnologia, Sustentabilidade e Sociedade”, abrangendo áreas contempladas pelos cursos oferecidos pela Faculdade, e teve como objetivo promover conceitos de ciência e tecnologia entre estudantes universitários por meio de atividades envolvendo palestras, workshops e outras iniciativas de divulgação de ciência e tecnologia.

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) esteve presente promovendo o empreendedorismo universitário. Além de ser apoiadora do evento, também disponibilizou um estande no qual os participantes puderam tirar diversas dúvidas sobre a atuação da Inova, sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Alunos de cursos de graduação e pós-graduação também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre processos que envolvem abertura de empresas, depósito de uma patente e quais os procedimentos para o licenciamento de uma tecnologia para uso de uma empresa.

A Inova Unicamp também participou de forma ativa promovendo duas palestras. Uma delas foi “Oficina de modelagem de negócios com Canvas”, proferida por Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo da Inova e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). A modelagem de negócios com Business Model Canvas (BMC) é uma das ferramentas visuais simples e práticas desenvolvidas para planejar, desenvolver e descrever o modelo de negócio de uma empresa.

“Levar aos alunos de graduação e de pós-graduação os conteúdos de empreendedorismo é importante para expandir seus horizontes de possibilidades para uma carreira, que vão além da visão de que o único caminho após a formatura é entrar no mercado de trabalho de forma tradicional, por meio de um currículo”, ressaltou Yasumaru.

 


Imagem 2: Anderson Santos, consultor do Sebrae, apresentou conceitos de empreendedorismo aos universitários da FT Unicamp. Foto: Matheus Ferraz - Inova Unicamp

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Inova Unicamp também promoveu a palestra “Visão Empreendedora”, que foi apresentada por Anderson Santos, consultor do Sebrae. Com foco na jornada do empreendedor, Santos exemplificou os principais desafios de uma empresa, suas variáveis e o papel do mercado enquanto público consumidor, além de apresentar conceitos básicos de negócios e empreendedorismo.

“Nossa proposta é apresentar o empreendedorismo como mais uma oportunidade para que os universitários possam fomentar seus projetos de vida e de carreira adotando as principais características empreendedoras, que nos permite perceber e entender tendências para construções de futuro, assim como vislumbrar oportunidades, obtendo êxito em seus projetos”, explicou Santos.

No sentido do empreendedorismo, a participação da Inova foi uma importante ação para os universitários conhecerem a atuação da Agência, uma vez que a FT Unicamp possui cursos de engenharia e tecnologia onde podem nascer ideias de negócios com potencial para se tornarem startups.

 

Empresas-filhas da Unicamp e a importância do empreendedorismo universitário

O “Tecnologia em Foco” é um evento anual organizado por alunos da Faculdade de Tecnologia da Unicamp e seu conteúdo é pensado para atender especialmente o público universitário que, muitas vezes, tem no evento o primeiro contato com conceitos voltados ao empreendedorismo. Por isso, a organização teve o cuidado de escolher algumas empresas-filhas da Unicamp para palestrar, a fim de mostrar na prática como o empreendedorismo universitário pode ser um caminho viável no âmbito profissional.

“A presença dessas empresas-filhas no evento instiga e encoraja os alunos a fazerem o mesmo e iniciarem seus próprios negócios. Neste sentido, a Inova tem um papel fundamental, pois foi através da Agência que eu pude conhecer o seu ecossistema de empreendedorismo tecnológico, que me ajudou a chegar em muitas das empresas que estão aqui presentes, seja palestrando ou patrocinando”, declarou Eduardo Paziani, um dos organizadores do evento e aluno do curso de Engenharia de Telecomunicações da FT Unicamp.

As empresas-filhas da Unicamp presentes no evento, entre palestrantes e patrocinadoras, foram a Superlógica, CI&T, Vertexa, Idwall, Match IT, RxCT, que puderam compartilhar sua trajetória, atuação e as tendências tecnológicas, gerando uma rica experiência para os presentes.

“Este evento traz uma nova ideia de futuro para nós, alunos, pois temos esse contato com empresas importantes e podemos vislumbrar novas formas de carreira. Ver essas empresas-filhas da Unicamp, formadas por alunos que saíram, de certa forma, do mesmo ponto que nós, também traz motivação extra”, afirma Maria Eduarda Gomes, aluna do curso de Sistemas de Informação da FT Unicamp.

Para saber mais sobre a programação do evento ou para entrar em contato com os organizadores, acesse o site oficial do Tecnologia em Foco.

 

Ecossistema empreendedor da Unicamp

As empresas-filhas da Unicamp compõem o ecossistema empreendedor Unicamp Ventures, fomentado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que produz conteúdos (como esta matéria) e eventos reunindo as empresas-filhas da Universidade.

Podem fazer parte deste ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, egressos, docentes, funcionários ou ex-funcionários, assim como startups que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.