Durante seus 12 anos de realização, o Prêmio INOVA passou por diversas implementações como a inserção da categoria de humanas e a mudança da avaliação das apresentações para o formato de pitch. Em 2020, a novidade foi a inclusão de uma nova categoria de premiação: Cidadania. Entre os critérios de avaliação, os avaliadores tiveram que mensurar o quanto os alunos se engajaram com soluções que propusessem um impacto social.
A vencedora na categoria foi Amanda Alves de Mello, estudante de Engenharia Ambiental que apresentou sua pesquisa sobre otimização da primeira etapa de limpeza da água com o uso de ultrassom. Além do reconhecimento da banca, Amanda também foi a mais votada pelo público na categoria “voto popular”.
Os vencedores da edição 2020
Ao todo, o Prêmio recebeu a inscrição de 35 alunos de graduação, e entre as três áreas do conhecimento, foram escolhidos nove finalistas. Confira abaixo os vencedores:
- Biológicas: Mayra Caroline Cunha Câmara
Curso: Farmácia
Pesquisa: Encapsulação de fármacos hidrofílicos e hidrofóbicos em nanoestruturas do tipo polimerossomos
Do que se trata: Pesquisa voltada para o encapsulamento de dois fármacos que podem agir como alternativa ao tratamento do câncer. O foco é que atinjam somente as células tumorais, ao invés das saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais que outros remédios possuem e aumentando a qualidade de vida.
- Humanas: Fernanda Gabbai Amorim
Curso: Ciências do Esporte
Pesquisa: A relação entre futebol americano e clubes de futebol: Um estudo de caso sobre o América Locomotiva
Do que se trata: Estudo sobre como a criação de uma equipe de futebol americano por um clube de futebol impulsionou a cultura do esporte no país, mostrando o quanto pode ser inclusivo e positivo para atividades físicas no geral.
- Exatas e Tecnológicas: Vinicius Flores Ribeiro
Curso: Engenharia de Controle e Automação
Pesquisa: Plataforma cibernética para terapia da linguagem
Do que se trata: Plataforma interativa que funciona com o auxílio de um robô para o tratamento de dificuldades na fala de crianças. Pode ser usado com ou sem a supervisão de um fonoaudiólogo e apresenta gráficos para o acompanhamento do paciente.
- Cidadania: Amanda Alves de Mello
Curso: Engenharia Ambiental
Otimização de pré-oxidação em tratamento de água superficial para abastecimento público, conjugando Ultrassom com ClO2/NaClO: Determinação de subprodutos via HS-GC-MS”
Do que se trata: Otimização do tratamento de água usando a tecnologia de ultrassom somada a hipoclorito de sódio e dióxido de cloro. A tecnologia é capaz de inativar microrganismos e acelerar reações químicas, resultando em uma adequação da água nos parâmetros de qualidade e diminuição de compostos tóxicos.
Confira a notícia na íntegra em: https://www.inova.unicamp.br/noticias-inova/premio-inova-contempla-aluno...