Mauro Menzori, professor da Faculdade de Tecnologia, docente do Curso de Engenharia de Transportes comemora o lançamento do seu quarto livro intitulado: “UNIVERSAL TRANSVERSA DE MERCATOR (UTM) - Transposição de Fusos”.
As coordenadas plano retangulares UTM passaram a ser exigidas em mapas civis e em cartórios de registro de imóveis com a criação da Lei 10.267 de 2001. O seu uso em trabalhos topográficos convencionais nunca foi necessário até então, embora a Geodésia e a Cartografia usassem as coordenadas plano retangulares UTM de forma rotineira.
As características particulares da projeção cartográfica Universal Transversa de Mercator (UTM), como: a amplitude dos fusos, o fator de deformação angular, o fator de deformação linear a zona de redução, as zonas de ampliação e a zona de sobreposição de fusos merecem uma atenção redobrada, porque a exemplo de outras projeções cartográficas, a UTM contém deformações angulares e deformações lineares quando comparadas com a situação real no mundo real.
A experiência do autor com a projeção UTM remonta à década de 1980, quando ele iniciou as suas atividades profissionais, dando-lhe a segurança de abordar nesse livro todas essas particularidades da projeção ao tratar da transposição de fusos, um tema de extrema importância com poucas publicações nacionais a respeito. O núcleo do livro detalha a experiência de transposição de fusos que foi vivenciada na sua vida profissional em diferentes ocasiões, sendo que um desses casos reais é tomado como um exemplo prático.