en

Aluno desenvolve novo protocolo para avaliação de mutagenicidade baseado no teste de Ames

Aluno de graduação da Engenharia Ambiental da FT,  desenvolve novo protocolo para avaliação de mutagenicidade baseado no teste de Ames com apoio da FAPESP. O novo método reduz consideravelmente os materiais e insumos a serem empregados e, consequentemente o custo do ensaio. O método tem grande aplicação na avaliaçao de novas moléculas e impurezas de fármacos pois utiliza apenas 20 mg de amostra. Na área ambiental, facilitará o monitoramento da mutagenicidade de águas, efluentes, solos e ar. 

 

Ricardo Zwarg publicou sua pesquisa na revista Environmental Molecular Mutagenesis (fator de impacto 3,57): https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/em.22195. O trabalho foi desenvolvido integralmente no LAEG, Laboratório de Ecotoxicologia e Genotoxicidade http://wordpress.ft.unicamp.br/laeg/.Também é co autor do artigo o aluno de doutorado da FT, Daniel Alexandre Morales.

 

Depoimento do Aluno: Estive bastante duvidoso sobre minha escolha de curso nos primeiros semestres. E antes de abandonar, decidI entrar em contato com o professor da disciplina que mais me identificava, neste caso a Professora Gisela. Conversarmos e ela me ofereceu a oportunidade de participar de um projeto como aluno de iniciação cientifica, o qual finalizamos agora, 4 anos depois. Sem dúvidas, a participação neste projeto foi um dos motivos pelos quais decidI continuar no curso, e que hoje me mantem interessado na área acadêmica. Nesse últimos 4 meses fui bolsista de IC (PIBIC e FAPESP) e estou agora na Alemanha, fazendo um estágio com bolsa BEPE também da FAPESP.